Viagem para Ikaria

Embarquei ontem para Ikaria, num barco enorme, chamado Nissos Mykonos, com direito a 8 andares, 2 restaurantes, 3 cafés, lojas e 2 áreas lounge para os mais pobres (onde me incluo lolol) e restante eram suites e zonas privadas para a malta do papel.

Bem, não me enganam mais!!! O porto de Piraes é enorme... Andei cerca de 1 hora pelo porto (com mais de 25 kg "às costas"). Ainda não sinto as minhas mãos. Ao longo da minha caminhada terrível (ao meio-dia) fui encontrando várias paragens de táxis, que tinham afixado diversos preços do porto para outras zonas da cidade. Mas porquê que eu não apanhei o raio do táxi?? Ok, ia parecer mal ir de táxi de uma zona do porto para outra! Mas "c'um catano", era preciso uma gaja caminha tanto??? É claro que quando cheguei à minha zona de embarque era ver a malta toda a chegar de táxi e aqui a "je" como burro de carga. Ai, mas para a próxima vai ser de táxi e mais nada!

Quando cheguei ao barco pensei que desmaiava de alegria. Sim, porque no meio disto tudo ainda consegui ir parar à plataforma errada e toca de voltar tudo para trás e apanhar sei lá mais quantas estradas. Enfim?!E lá foi a Caty de barco pelo Mediterrâneo fora :)





As duas primeiras horas correram bem, depois o sr.mar passou de encantador a brincalhão e numa certa zona a maroto. Não, não enjoei! Levei o meu primeiro banho do mar Egeu na zona aberta do último andar do barco (eu e todos os que lá estavam). Mas até soube bem. O vento é que se tornou mais desagradável mas mesmo assim, que viagem linda! Passar ao largo de tantas ilhas, nem consegui dar conta de tanto lado para olhar. Por volta das 18h chegámos a Samos, uma ilha muito simpática, tenho de lá voltar mas com mais tempo.







A viagem continuou até à minha bela ilha de Ikaria, que surgiu no horizonte majestosa com as suas infinitas montanhas, com o verde reluzente e as casinhas brancas desalinhadas pelas encosta fora. Tenho muita pena da bateria da máquina ter acabado nesse momento. Mas vou tentar descrever o melhor possível.

O porto de Evdilos é pequeno, típico de uma vila. A chegada do Nissos Mykonos parecia um acontecimento enorme. Muitas pessoas à espera, famílias a desembarcar e outras à espera, carros amontoados a saírem do ferry... Desesperei quando vi 2 táxis e nem sombra do meu (isto porque só há 4 taxistas em Ikaria, então é necessário telefonar antecipadamente para combinar a viagem). Mas depois de "saltar" por entre a multidão lá avistei o meu táxi e era uma senhora chamada Sofia. Muito simpática e apenas umas 5 palavras em inglês, o que ela dizia não percebi. Olha mas ia rindo, porque ela era mesmo muito engraçada. Parou em diversos lugares para eu poder apreciar a vista. Mais uma vez volto a chegar à hora do pôr-do-sol, só há uma estrada de ligação de Evdilos a Rahes, uma estrada muito estreita e curvas atrás de curvas, e mais curvas... Passa por Gialiskari e Armenistis, duas vilas. Aqui confesso que houve uma altura que o meu estomâgo estava um pouco estranho, mas a paisagem abstraíu-me! Bendita terra!!

Aqui há muitas "zundappes" a andarem a toda a velocidade. É assustador!! hehehe Passados mais de 40 minutos de viagem lá cheguei à base. E aqui começa uma nova etapa...